NOVEMBRO AZUL
SOCIOAMBIENTAL 2019
Realizamos a campanha Novembro Azul para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata; é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro e tem como objetivo a sensibilização dos homens. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial; em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (a retirada e a análise de fragmentos da glândula, é a única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Adotar hábitos saudáveis como manter uma alimentação saudável e equilibrada, não fumar, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol, manter um peso adequado, e praticar regularmente atividades físicas podem diminuir o risco de várias doenças, inclusive o câncer.